Contratação

Turnover — Como Minimizar o Impacto Da Rotatividade de Funcionários Na Sua Empresa

admin_leve

  • 10/02/2021

  • icone tempo 3 min de leitura

O Turnover, também conhecido como alta rotatividade de funcionários, é algo sério dentro de uma empresa, pois ele pode trazer prejuízos financeiros e também revelar problemas na saúde organizacional. 

Está com problemas de Turnover na sua empresa? Leia este artigo e saiba o que fazer para isso não se tornar uma bola de neve!

O que causa a alta rotatividade de funcionários?

Existem diversos fatores que contribuem para o aumento do índice de Turnover, mas o principal é a insatisfação do funcionário, que acaba saindo da empresa por falta de alinhamento de expectativas. 

As razões recorrentes para um colaborador não estar feliz no ambiente de trabalho podem ser: 

  • salários baixos;
  • más condições de trabalho;
  • relacionamentos tóxicos com colegas e/ou superiores;
  • falta de reconhecimento.  

Identificar quais são os motivos que fazem com que os colaboradores peçam demissão é fundamental para entender como diminuir a alta rotatividade. Para isso, você pode fazer entrevistas de desligamento e disparar pesquisas ao longo dos meses para entender a satisfação de cada um com a empresa, seus liderados e seu próprio trabalho. 

O que fazer ao identificar um elevado nível de Turnover na empresa?

Quando o problema é identificado tardiamente é necessário adotar medidas de contenção e prevenção, para que não se repita no futuro. Veja as principais: 

Defina reuniões de equipe semanais

Para que o motivo da saída do empregado não seja descoberto somente após o pedido de demissão, é preciso identificar os sintomas da dor que ele vem sentindo antes. 

Isso porque o colaborador infeliz não é silencioso. Assim, é possível enxergar que algo não está bem em sua produtividade e postura no dia a dia. 

Estabeleça uma política de transparência, incentive-o a falar sobre as dificuldades da semana e guie os gestores para que saibam  ouvir e orientar. 

Assim você poderá ter um acompanhamento contínuo de como o colaborador está se sentindo em seu ambiente de trabalho. Portanto, não terá que se preocupar somente quando os problemas alcançarem maiores proporções, como é o caso do pedido de desligamento. 

Invista em benefícios

O chamado salário emocional é um conjunto de fatores emocionais e motivacionais que estimulam o colaborador a realizar um bom trabalho e se manter na empresa. Os benefícios fazem parte dele. 

A Leve é um exemplo de benefício que pode trazer maior qualidade à saúde organizacional e financeira dos funcionários, já que o estresse financeiro dos trabalhadores está presente em todas as organizações, causando baixa produtividade e alta rotatividade. 

Outros exemplos de benefícios são:

  • plano de saúde: é uma forma de demonstrar preocupação com a saúde do colaborador, pois proporciona mais segurança para o funcionário;
  • bolsa de estudos: para o aprimoramento contínuo é necessário aprendizado, então auxiliar o profissional a pagar cursos profissionalizantes e especializações é uma excelente forma de incentivo;
  • vale cultura: entretenimento e lazer são essenciais para a qualidade de vida, proporcioná-los a sua equipe pode tornar o trabalho mais prazeroso. 

Elogie em público, corrija no particular

Saber instruir as equipes de forma correta pode ser a chave para ter funcionários fiéis. Afinal, ninguém gosta de ser repreendido na frente das outras pessoas, mas sentem  satisfação quando se é elogiado e reconhecido pelo seu esforço, certo?

Um relacionamento sadio entre supervisor e subordinado é composto por respeito de ambas as partes. 

A equipe de RH pode instruir os gestores sobre tipos de feedback, afinal para que as devolutivas sejam eficientes é necessário executá-las de forma correta. Saber como se preparar pode ser a chave para que tudo ocorra da melhor maneira possível. 

Em casos mais pontuais, o profissional de recursos humanos é o mais indicado, como em situações delicadas, contextos mais complexos ou até mesmo conflitos muito tensos entre coordenador e subordinado. 

Monitore a imagem da empresa

Um dos impactos do alto índice de Turnover é a imagem negativa da empresa no mercado, pois ela pode passar a ser mal vista pelos investidores e também pelos talentos que você gostaria de atrair

Uma forma de monitorar como anda a imagem da sua instituição é acompanhando plataformas como o Glassdoor, que permite que funcionários atuais e ex-funcionários avaliem anonimamente as empresas. 

Com as informações coletadas nas plataformas de avaliação corporativa, é possível reunir os principais pontos a serem melhorados. Então organizando uma reunião estratégica com a diretoria, para a implementação daqueles pontos, é possível corrigir os erros cometidos no passado.

Gostou de aprender dicas para minimizar o impacto da alta rotatividade na empresa? Aproveite e leia também sobre os indicadores de produtividade para ajudar a mapear quais KPI’s são importantes para medir o sucesso dos colaboradores! 

icone newsletter

Assine nossa newsletter

Últimos conteúdos do blog sobre finanças e dicas para uma vida mais leve e receba materiais gratuitos sobre este assunto.