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Gestão
João Zaratine
11/01/2021
A gestão de pessoas é um dos aspectos mais importantes das empresas, pois é o setor que cuida do ativo principal dos negócios: os profissionais. Sabendo disso, as grandes corporações investem pesado no segmento, o que reflete em seus resultados. Afinal, equipes motivadas podem produzir até 50% mais.
Então, se você deseja melhorar as estratégias que aplica na sua empresa, fique de olho. Leia neste artigo alguns exemplos do que tem sido feito nesse sentido para garantir resultados positivos.
Antigamente, as empresas não tinham tanta preocupação com a gestão de pessoas. Na verdade, o departamento de Recursos Humanos e Pessoal era mais focado em procedimentos burocráticos do que em ações estratégicas.
A realidade agora é outra. Além das funções ligadas com admissão e demissão, o setor tem ainda a responsabilidade de fazer com que os profissionais se sintam bem e, assim, possam aproveitar todo o potencial. Isso também contribui para manter os talentos na empresa.
Nesse sentido, existem diversas práticas que as empresas podem adotar e que contribuem para o aumento da motivação e, consequentemente, produtividade. Veja só:
Por meio da pesquisa de clima organizacional, os gestores de pessoas conseguem entender o que os profissionais pensam da empresa e em quais aspectos devem melhorar. Caso a empresa deseje dar respostas diretas aos profissionais, o ideal é que esse questionamento seja feito em reunião.
No entanto, se o intuito for dar um espaço maior para que os colaboradores opinem, vale adotar o formato de formulário anônimo. Assim, todos poderão se expressar de forma mais sincera sobre o que acham do ambiente de trabalho. Nas duas situações, a pesquisa pode ser feita, pelo menos, uma vez por mês.
Independentemente do meio escolhido, essa ação também ajuda a empresa a se aproximar das equipes — o que é bastante positivo para todos.
Em geral, os profissionais desejam ter um retorno do trabalho, seja o reconhecimento de algo que fizeram ou recomendações do que podem melhorar. Além de se sentirem mais valorizados, isso também servirá de estímulo para que continuem a se dedicar ao trabalho.
No feedback, não é necessário esconder as falhas cometidas. Porém, ao falar delas, é importante ter cuidado. Os erros devem ser tratados como uma forma de aprendizado e não em forma de cobrança.
Atualmente, as empresas podem realizar feedbacks de 1 a 1, quando ocorre entre o líder e o liderado. Esses encontros são mais rápidos e focados em melhorias para o dia a dia. Há ainda a possibilidade de a organização fazer avaliações de desempenho e, consequentemente, dar um retorno a todos os envolvidos.
Proporcionar a melhoria contínua por meio de cursos e treinamentos é outra estratégia que grandes empresas estão adotando. Embora sirvam para o aprimoramento pessoal de cada colaborador, esses eventos também podem refletir em uma equipe mais capacitada e engajada.
Vale notar ainda que após esses aprendizados os colaboradores poderão dividir com os demais colegas. Afinal, a educação é algo positivo para o indivíduo, mas também para toda a empresa.
Atualmente, muitos profissionais não desejam apenas ser bem remunerados. Por isso, é importante que a empresa enxergue de forma holística para o colaborador. Até porque, há diversos aspectos da vida dele que vão além do profissional, como família, finanças, saúde, sonhos, hobbies, etc.
Além dos tradicionais vale refeição e vale transporte, é interessante considerar planos de saúde, programas de saúde financeira, cartões de acesso à cultura e lazer, etc.
Quer saber mais sobre o que o seu departamento de gestão de pessoas pode fazer para aumentar a produtividade? Leia outros conteúdos da Leve!