Gestão

Qual é a Estratégia das Grandes Empresas na Gestão de Pessoas e no aumento da produtividade?

João Zaratine

  • 11/01/2021

  • icone tempo 3 min de leitura

A gestão de pessoas é um dos aspectos mais importantes das empresas, pois é o setor que cuida do ativo principal dos negócios: os profissionais. Sabendo disso, as grandes corporações investem pesado no segmento, o que reflete em seus resultados. Afinal, equipes motivadas podem produzir até 50% mais. 

Então, se você deseja melhorar as estratégias que aplica na sua empresa, fique de olho. Leia neste artigo alguns exemplos do que tem sido feito nesse sentido para garantir resultados positivos.

O que é possível fazer para melhorar a gestão de pessoas?

Antigamente, as empresas não tinham tanta preocupação com a gestão de pessoas. Na verdade, o departamento de Recursos Humanos e Pessoal era mais focado em procedimentos burocráticos do que em ações estratégicas. 

A realidade agora é outra. Além das funções ligadas com admissão e demissão, o setor tem ainda a responsabilidade de fazer com que os profissionais se sintam bem e, assim, possam aproveitar todo o potencial. Isso também contribui para manter os talentos na empresa.

Nesse sentido, existem diversas práticas que as empresas podem adotar e que contribuem para o aumento da motivação e, consequentemente, produtividade. Veja só: 

Pesquisa de clima organizacional

Por meio da pesquisa de clima organizacional, os gestores de pessoas conseguem entender o que os profissionais pensam da empresa e em quais aspectos devem melhorar. Caso a empresa deseje dar respostas diretas aos profissionais, o ideal é que esse questionamento seja feito em reunião. 

No entanto, se o intuito for dar um espaço maior para que os colaboradores opinem, vale adotar o formato de formulário anônimo. Assim, todos poderão se expressar de forma mais sincera sobre o que acham do ambiente de trabalho. Nas duas situações, a pesquisa pode ser feita, pelo menos, uma vez por mês. 

Independentemente do meio escolhido, essa ação também ajuda a empresa a se aproximar das equipes — o que é bastante positivo para todos. 

Feedbacks

Em geral, os profissionais desejam ter um retorno do trabalho, seja o reconhecimento de algo que fizeram ou recomendações do que podem melhorar. Além de se sentirem mais valorizados, isso também servirá de estímulo para que continuem a se dedicar ao trabalho. 

No feedback, não é necessário esconder as falhas cometidas. Porém, ao falar delas, é importante ter cuidado. Os erros devem ser tratados como uma forma de aprendizado e não em forma de cobrança. 

Atualmente, as empresas podem realizar feedbacks de 1 a 1, quando ocorre entre o líder e o liderado. Esses encontros são mais rápidos e focados em melhorias para o dia a dia. Há ainda a possibilidade de a organização fazer avaliações de desempenho e, consequentemente, dar um retorno a todos os envolvidos.

Cursos e treinamentos

Proporcionar a melhoria contínua por meio de cursos e treinamentos é outra estratégia que grandes empresas estão adotando. Embora sirvam para o aprimoramento pessoal de cada colaborador, esses eventos também podem refletir em uma equipe mais capacitada e engajada. 

Vale notar ainda que após esses aprendizados os colaboradores poderão dividir com os demais colegas. Afinal, a educação é algo positivo para o indivíduo, mas também para toda a empresa. 

Pacote de benefícios

Atualmente, muitos profissionais não desejam apenas ser bem remunerados. Por isso, é importante que a empresa enxergue de forma holística para o colaborador. Até porque, há diversos aspectos da vida dele que vão além do profissional, como família, finanças, saúde, sonhos, hobbies, etc. 

Além dos tradicionais vale refeição e vale transporte, é interessante considerar planos de saúde, programas de saúde financeira, cartões de acesso à cultura e lazer, etc. 

Quer saber mais sobre o que o seu departamento de gestão de pessoas pode fazer para aumentar a produtividade? Leia outros conteúdos da Leve!

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