Gestão

Cultura Organizacional — O Que é e Qual é o Impacto na Rotina da Equipe

admin_leve

  • 25/01/2021

  • icone tempo 2 min de leitura

Há cada vez mais empresas interessadas em ter uma cultura organizacional — e isso não é à toa. Pesquisas já indicaram que as novas gerações consideram os valores da organização no momento de escolher onde irão trabalhar. De acordo com relatório da Aon divulgado em 2018, os profissionais mais jovens desejam recompensas, reconhecimento e oportunidades de carreira.

Além do mais, ter uma cultura que todos respondam afeta na produtividade e nos resultados da empresa. Quer saber mais? Então, leia o artigo para entender de vez o que significa esse termo e por que é tão importante atualmente!

O que é a cultura organizacional e como ela impacta?

A cultura organizacional é um termo que representa ações, crenças e valores de uma empresa. Na prática, ela serve como um guia de comportamento para que os profissionais sigam. 

Por exemplo: uma organização que tem como valores ser democrática e respeitosa é aquela que trata todos os colaboradores de forma igualitária, desde a contratação até no relacionamento do dia a dia. Nesse caso, ela também não irá aceitar que um profissional aja de forma diferente disso, já que será contra a cultura organizacional. 

Por meio da cultura organizacional, a equipe sabe como agir em diferentes situações, inclusive na maneira de tratar os clientes. Devido a isso, a empresa consegue se organizar melhor, garantir produtividade e atingir os objetivos esperados. 

Organizações renomadas, como Google, Netflix, Apple e Coca-Cola, já possuem uma cultura bem definida. Nesses ambientes, a inovação, o reconhecimento, a flexibilidade e os feedbacks frequentes são alguns dos aspectos mais importantes.

Como aplicar uma cultura na empresa?

Existem alguns passos que todas as empresas podem seguir para implementar uma cultura organizacional. Veja só: 

  • definir a missão, a visão e os valores: ou seja, especificar onde a organização está, aonde deseja chegar e por quais meios irá atingir os objetivos;
  • determinar princípios que todos deverão ter. Exemplos: agilidade no atendimento aos clientes, reconhecimento dos colaboradores, melhoria contínua, etc. 
  • criar um documento com tudo o que foi definido;
  • apresentar a cultura organizacional aos colaboradores em diferentes canais, incluindo murais, e-mails e reuniões;
  • deixar claro quais serão as novas regras a partir de agora;
  • reforçar a cultura em eventos, workshops e sempre que possível;
  • dar o exemplo, afinal, de nada adianta impor uma conduta, se os empreendedores e gestores não fizerem o mesmo. 

Quer saber mais sobre ações que impactam no dia a dia da sua equipe? Então, leia os conteúdos do blog da Leve!

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