Educação Financeira

Como Aliar o Bem-Estar Financeiro e a Produtividade na Empresa

admin_leve

  • 03/02/2021

  • icone tempo 2 min de leitura

Está com problemas de  produtividade na sua empresa? Este é um aspecto muito importante para o crescimento, afinal, se os colaboradores não estão em sua capacidade ideal de criação, é mais difícil atingir os objetivos empresariais.

Você sabia que a situação financeira dos funcionários pode ser um dos fatores principais para essa falta de energia? Garantir que, no campo pessoal, eles também se sintam realizados, é importante para que todos trabalhem bem e em conjunto, de modo que todos possam crescer.

Entenda como isso funciona!

Qual a relação entre produtividade e bem-estar financeiro?

Segundo a pesquisa Bem-Estar Financeiro da PWC, lançada em junho de 2020, 54% das pessoas entrevistadas concordam que as finanças pessoais são o principal motivo de seu estresse. O número é bem maior que o de preocupações com o trabalho em si (18%), relacionamentos (12%) e saúde (11%).

A má relação com o dinheiro, viver com aperto para pagar contas e o acúmulo de dívidas são fatores que causam o desencadeamento da queda de energia para trabalhar. Além disso, esses problemas podem gerar o surgimento de crises de ansiedade e noites mal dormidas.

Por fim, com a situação financeira complicada, o colaborador pode se sujeitar a turnos extras ou trabalhos como freelancer durante seu tempo livre, limitando as horas de descanso.

Ou seja: com o cansaço físico e mental, é difícil manter os índices de produtividade dentro do esperado, causando um impacto no trabalho da empresa.

Como ajudar os colaboradores a organizar suas finanças?

Já percebeu que algumas pessoas que trabalham para você podem estar passando por um apuro financeiro? Então veja algumas medidas que podem ser tomadas para reverter esse quadro e aumentar a produtividade!

Entenda a situação de cada um

Que tal conversar com os funcionários? Você pode buscar conhecê-los melhor, saber o seu histórico financeiro, como é a sua situação familiar, entre outros pontos que sejam relevantes.

É possível contar com a ajuda da Leve para isso: especializada em análises empresariais, a ideia é calcular o Índice de Leveza Financeira (ILF) dos colaboradores e, então, criar um plano de ação para que eles possam se reorganizar economicamente.

Sem contar que a Leve também possui consultores especialistas que podem ajudar a sua equipe a organizar as finanças de forma individualizada.

Incentive o pensamento futuro

Uma vez que você os compreende e ajuda a criar um planejamento para quitar suas dívidas, é interessante o incentivo para ações do futuro.

Por exemplo: será que eles têm uma reserva de emergência? Eles estão pensando em aposentadoria? A transparência sobre esse tipo de situação é essencial para o crescimento da empresa.

Se está buscando formas de aumentar a produtividade, conheça os serviços da Leve!

icone newsletter

Assine nossa newsletter

Últimos conteúdos do blog sobre finanças e dicas para uma vida mais leve e receba materiais gratuitos sobre este assunto.