Gestão

5 Benefícios da Psicologia Organizacional na Gestão de Talentos e Produtividade

admin_leve

  • 08/02/2021

  • icone tempo 2 min de leitura

Você sabia que a qualidade de vida dos seus colaboradores tem impacto direto na produtividade? É sobre isso que a psicologia organizacional trata. A ideia é aplicar processos de liderança e desenvolvimento, para que cada membro da empresa possa ter boas relações dentro e fora do ambiente de trabalho.

Quer entender melhor as vantagens de aplicar esse conceito ao seu negócio? Entenda as transformações que ele pode trazer!

Quais as vantagens da psicologia organizacional?

A psicologia organizacional surgiu no século 19, ainda com o nome de psicologia industrial. Esse conceito foi importante para definir as relações dentro dos espaços de trabalho, já que a Revolução Industrial mudou completamente a forma como a sociedade executava as atividades profissionais.

Naquela época, o interesse focado apenas na produção e lucro desumanizou os trabalhadores. Por conta disso, surgiu a corrente de pensamento que tem como objetivo entender esses colaboradores e melhorar sua qualidade de vida.

Então, as vantagens de aplicá-la a sua empresa são:

1. Aumento de produtividade

A primeira consequência direta da psicologia organizacional e da humanização dos seus colaboradores é o aumento da produtividade. Uma vez que há um foco na melhora pessoal e do escritório, cada um se sentirá mais motivado e satisfeito.

2. Facilita o processo de recrutamento

Uma vez que você “organiza a casa”, entende o perfil comportamental dos colaboradores e o que é necessário para manter a harmonia no ambiente de trabalho, é muito mais fácil entender qual tipo de pessoa você está buscando para preencher a vaga.

3. Retenção de talentos

Você sabia que uma empresa que não se importa com a qualidade de vida do colaborador pode estar desperdiçando talentos? Afinal, ninguém quer trabalhar em um lugar estressante, não é mesmo? A humanização contribui para que a pessoa queira continuar na sua empresa, crescer e contribuir para o desenvolvimento de todos.

4. Reduz a taxa de turnover

Turnover é a rotatividade do quadro de funcionários. Empresas que têm altas taxas podem não ser bem vistas no mercado de trabalho, pois isso mostra que muitas pessoas optam por deixar o emprego naquele lugar.

5. Organização financeira

A psicologia ajuda não apenas para a gestão financeira empresarial, mas também para a pessoal. Conhecer os problemas de dinheiro dos colaboradores melhora a produtividade, satisfação e ajuda na organização da empresa.


Se está buscando formas de aumentar a produtividade, conheça os serviços da Leve!

icone newsletter

Assine nossa newsletter

Últimos conteúdos do blog sobre finanças e dicas para uma vida mais leve e receba materiais gratuitos sobre este assunto.